quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comportamento no Ambiente de Trabalho


Achei super interessante e resolvi compartilhar com vocês!

Manter o espírito de coleguismo e agir com ética e transparência são modelos de comportamento que toda corporação espera de seus funcionários. Mas, partindo do princípio que cada pessoa é um ser único e individual e que, portanto, reage de forma única e individual em situações semelhantes, no ambiente de trabalho convivem pessoas com perfis diversos e diferentes déficits de comportamento a serem trabalhados.
Destacamos, portanto, algumas regras básicas de comportamento no ambiente de trabalho, as quais certamente lhes serão úteis ou para serem aplicadas no seu dia a dia ou mesmo para confirmar que você está andando no caminho certo:

Cumprimente as pessoas: cumprimente as pessoas num tom agradável e atencioso. Bom dia, boa tarde e boa noite, devem fazer parte do vocabulário de educação de qualquer pessoa no relacionamento diário com os colegas de trabalho, desde o auxiliar de limpeza até o presidente da corporação.

Seja pontual e assíduo: atrasos, por menores que sejam, sempre contarão pontos contra a imagem de qualquer pessoa, assim como faltas constantes. Procure cumprir o horário estabelecido e faltar somente quando for inevitável, por questões sérias e urgentes. Pode não parecer, mas o funcionário pontual e assíduo, naturalmente, transmite credibilidade.

Diga sempre a verdade: mesmo as chamadas “mentiras brancas” podem trazer problemas a sua vida profissional. Por exemplo, caso precise faltar por motivos pessoais, diga sempre a verdade a seu chefe e não invente doenças ou lutos, pois uma mentira quando descoberta pode complicar muito a sua vida.

Seja cooperativo: se alguém lhe pedir um pequeno favor, e você puder atender, faça. A boa convivência no dia a dia do trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Se você ajudar com boa vontade, seus colegas tenderão a retribuir quando você precisar.

Seja discreto: a priori, todos os assuntos do ambiente corporativo são confidenciais. Mas existes alguns assuntos que devem ser guardados a sete chaves. Portanto, tenha discrição, ética. Não faça comentários sobre assuntos restritos ao ambiente corporativo, pois isso pode prejudicar a empresa, além de influenciar negativamente em sua imagem.

E-mails: não use o e-mail da empresa para assuntos pessoais, principalmente quando se tratarem de emails de sacanagem, piadas e pornografia. Em maio desse ano, a General Motors do Brasil demitiu 11 funcionários por justa causa, devido a troca de emails envolvendo conteúdo pornográfico.

Elogios públicos, críticas privadas: caso precise criticar ou repreender alguém, faça-o isoladamente. Nada de expor o colega ou subordinado. Chame a pessoa num lugar privado, e converse objetivamente sobre a falha cometida. Quando elogiar, faça exatamente o contrário: aproveite os momentos onde há reunião de um grande grupo de pessoas e jogue o confete.

Problemas Pessoais: evite falar de problemas pessoais. Não os leve para o seu local de trabalho, pois você só poderá efetivamente resolvê-los quando estiver fora do trabalho. Além disso, não é justo sacrificar os colegas com lamentações e queixas.

Vista-se de forma adequada: a regra básica é sempre lembrar que você está se vestindo para ir trabalhar, e não para encontrar amigos ou visitar parentes. Deixe as ousadias e exageros para os finais de semana na casa de praia e para as festas.

Cuidado com intimidades e brincadeiras exageradas: muitas vezes as pessoas tentam ser simplesmente educadas e agradáveis. Mas isso não quer dizer que elas não estejam incomodadas com intimidades ou brincadeiras em excesso que estejam acontecendo de forma contínua. O importante é saber dosar, pois a descontração no trabalho, em muitos momentos, também se faz necessária.

Não reclame e não fale mal das pessoas: reclamar da empresa, do chefe, do colega, do café, dos banheiros, etc, são assuntos que devem ser discutidos de forma educada e cordial em reuniões, e não para virar assunto de corredor. Os problemas devem ser abordados de forma adequada e no momento adequado, para que não se transformem em fofocas que não levam a nada.


fonte: http://www1.prefpoa.com.br

Sabe qual os 7 pecados de um candidato em uma entrevista de emprego?



Os sete pecados do candidato:



1. Pontualidade é o primeiro critério a ser avaliado pelo entrevistador;

2. Descuidar da aparência. Comparecer a entrevista com roupas sujas e cabelos desalinhados;

3. Deixar o celular ligado durante a entrevista;

4. Mentir. Informar que ganha mais do que realmente recebe ou acrescentar a seu currículo;

5. Falar mal do ex-chefe ou da empresa e dizer-se injustiçado;

6. Divulgar durante a entrevista, dados confidenciais das empresas anteriores;

7. Não demonstrar interesse pela oportunidade que está sendo oferecida.

Comportamento adequado em entrevista de emprego


COMO TER UM COMPORTAMENTO E APRESENTAÇÃO ADEQUADA EM UMA ENTREVISTA DE SELEÇÃO
     Passos:
- Chegar 10 minutos antes do horário marcado para entrevista
- Desligar o celular.
- Levar em mãos um currículo atualizado.
- Ler um jornal de circulação para estar informado das ultimas noticias que estão acontecendo.
- Na apresentação o aperto de mão ao chegar e ao sair.
- Se a entrevista for pela manha, fazer uma boa refeição e à tarde da mesma forma.
- Apresentação: usar uma roupa que a pessoa possa sentir-se bem.
    Feminino: calça jeans e blusa ou camisa, calça social e casaco, (terninho básico) vestido, maquiagem suave.
    Masculino: calça jeans, camisa, sapato de preferência, se a entrevista for para uma vaga executiva pode usar terno e gravata.
- Na entrevista: ser claro ao falar de si usando a sinceridade, falar de suas experiências com motivação e expressar claramente seu aprendizado com as atividades que desempenhou, relatar como foram os seus relacionamentos interpessoais.
- Colocar claramente seus sentimentos em relação à família e amigos.
- Se realizou trabalhos voluntários (social), falar sobre essas experiências.
- Não Usar: óculos de sol, minissaia, blusa que deixe a barriga em evidencia ou vestidos curtos, mascar chicletes, falar fazendo uso de gurias, bermuda e chinelos, e barba por fazer.
- Corte de Cabelo adequado.
- Não expor piercing e tatuagens.